Cuidados na compra de um óculos solar

sol-glasses

* Imagem meramente ilustrativa

No ver√£o, os dias ensolarados e o reflexo do sol – no mar e na piscina ‚Äď acentuam o desconforto visual. Para diminuir esta sensa√ß√£o, cresce a busca por prote√ß√£o contra a luz e aumenta a procura por √≥culos escuros, com ou sem grau. A fabricante de lentes Shamir d√° dicas para n√£o errar na escolha dos √≥culos e aponta alguns equ√≠vocos comuns que podem prejudicar a vis√£o:

1. Proteja os olhos sempre e não só no verão: a incidência dos raios ultravioleta РUVA e UVB, altamente nocivos para os olhos, é tão intensa em dias ensolarados quanto nos dias nublados. A falta de uma película protetora aumenta os riscos de danos na córnea, mácula e retina, o que pode levar à catarata. Opte sempre por óculos com 100% de proteção UV.

2. Colora√ß√£o/tonalidade da lente: para cada uso, a recomenda√ß√£o da cor da lente muda. Isso porque a tonalidade da lente afeta a quantidade de luz que chega a seus olhos. Ao avaliar seu comportamento, a √≥tica ir√° apontar qual √© a mais indicada. Os tons marrom e √Ęmbar, por exemplo, reduzem o brilho e s√£o boas para dirigir e uso geral. S√£o indicadas para m√≠opes e hipermetropes. O verde diminui a claridade e aumenta o contraste e √© ideal para pessoas com mais de 60 anos, quando come√ßa a diminuir o contraste da vis√£o. As cinzas s√£o mais indicadas para quem possui astigmatismo porque reduzem o brilho sem distorcer as cores.

3. Para quem usa √≥culos de grau a prote√ß√£o contra a claridade √© fundamental: a indica√ß√£o √© optar por lentes que mudam de cor conforme a claridade ou ter um √≥culos de grau com lentes escuras somente para uso em situa√ß√Ķes externas.

4. Para esportes ao ar livre, opte por arma√ß√Ķes curvadas para garantir mais conforto visual e prote√ß√£o contra os raios UV que entram pelas laterais. O design curvado √© ideal para fornecer campos visuais mais precisos e amplos e, adicionalmente, evita a entrada de sujeiras nas laterais.¬†A¬†Shamir possui op√ß√Ķes de lentes progressivas e para vis√£o simples desenvolvidas para arma√ß√Ķes curvadas utilizando a tecnologia FreeForm¬ģ. As lentes melhoram principalmente a vis√£o perif√©rica em atividades externas e garantem o maior campo de vis√£o.

5. Desconfie de óculos muito baratos. Usar um óculos falsificado é pior do que não usar nenhum. Isso porque quando uma pessoa usa óculos escuros sua pupila se dilata porque o olho entende que está em um lugar escuro. Com isso o olho fica mais exposto à radiação, acentuando os efeitos nocivos dos raios UV. Para conferir a qualidade da lente, posicione o óculos de maneira que ele reflita uma superfície reta (pode ser uma janela ou cortina). Se não refletir linhas retas, pode ser um indício de falsificação. Segundo dados do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade, os óculos pitaras representaram 41% das vendas em 2012.

Sobre a Shamir

Fundada em 1972 em Israel, a Shamir √© um das maiores fabricantes mundiais de lentes progressivas, esportivas e vis√£o simples de alta tecnologia. Presente em mais de 20 pa√≠ses, a Shamir √© conhecida mundialmente por sua inova√ß√£o, tecnologia de ponta e excel√™ncia em qualidade.¬†Mais informa√ß√Ķes:¬†www.shamir.com.br

Coment√°rios